domingo, 18 de setembro de 2011

Criação de Jacaré

Principais pontos da Matéria de criação de répteis ! Bons estudos!


Sistemas de manejo:
Para se iniciar uma produção  é necessário  um certificado de registro do criatório fornecido pelo Ibama e possuir as instalações adequadas.
Existem dois sistemas:
  • O ranching , na qual  os ovos são coletados na  natureza, com a autorização e acompanhamento do Ibama, sendo eclodidos posteriormente em incubadoras. Parte desses animais são destinados a natureza, os demais são enviados ao barracão de engorda até serem abatidos.
Este sistema só é funcional em regiões onde se torna possível a coleta  dos ovos no seu habitat natural.
  • O farming, os reprodutores são capturados na natureza, e destinados a um cativeiro para efetuarem a postura e se reproduzirem. Os ovos são incubados artificialmente.
No resto,  os dois sistemas se assemelham bastante.
Para a captura dos animais (farming) que farão parte do plantel, é fundamental se atentar ao tamanho dos reprodutores, as fêmeas devem medir 1,60 m de comprimento e os machos 1,80 m de comprimento.
“Farming”-criação em ciclo fechado. Esse modelo foi normatizado pela Portaria 130/1978/IBDF, permitindo a implantação de criadores de jacaré do Pantanal em várias regiões do País, a partir de machos e fêmeas retirados do Pantanal;
A propagação de criadores de C. yacare fora da área de distribuição natural da espécie fez com que o IBDF publicasse a Portaria 324/1987, determinando que esta espécie somente poderia ser criada ou manejada na sua bacia hidrográfica ou área de ocorrência natural.
“Ranching”-Portarias 126/1990 – deu o suporte legal à esse tipo de manejo, regulamentando a implantação de criadouros comerciais da espécie Caimanyacare – jacaré do Pantanal, na Bacia do Rio Paraguai.







Nenhum comentário:

Postar um comentário